Nada disto é aconselhamento financeiro, façam a vossa pesquisa antes de investir.
Criptoativos, são dos ativos mais arriscados que existem no mercado. basta um tweet sobre o novo corte de cabelo do Elon Musk para mexer o mercado das criptomoedas.
Isto é a minha opinião e é a forma como invisto num tipo de tecnologia que acredito.
Vou mais longe, acho que toda a gente que diz que é só especulação não perdeu o tempo a pesquisar que devia ter perdido, e daqui (a não muitos anos) vão estar do lado errado da história.
Só queria sublinhar muito bem a minha opinião, para saberes que o que vais ler nos próximos textos é altamente moldado pelo que eu acredito.
Como eu penso sobre criptomoedas:
Só fico feliz quando o preço das criptomoedas sobe.. ou desce.
Quando o preço sobe, fico feliz porque o preço... sobe (não estavas à espera desta).
Quando desce fico feliz, porque posso comprar mais a um menor preço. Não perco uma única oportunidade de fazer dollar cost averaging. compro todos os "dips".
Outra visão que tenho em relação às criptomoedas que não é muito comum e até pode ser provocatória é que assim como os nossos avós investiam em certificados de aforro, e os nossos pais em ações, acredito que a próxima geração investirá maioritariamente em criptomoedas e que olharão para as ações da mesma maneira que nós olhamos para os certificados de aforro... como obsoletos. imagino que os grandes projetos tecnológicos serão lançados não em IPO, mas no formato de ativos criptográficos (como já começa a acontecer). e todos sabemos que o que move a economia é a produtividade e todos os grandes projetos produtivos (as Googles e amazons do futuro), serão lançados na web 3.0, ou seja, na blockchain.
Um argumento que ouvimos bastante (cada vez menos), é o argumento da bolha.
Toda a gente dá o exemplo da bolha das ".com" como comparação, e fala como se a Google, ou a Amazon, ou a Microsoft, ou a apple, ou uma quantidade infindável de outras, não estivessem nessa bolha e não fossem neste momento as maiores empresas do sp500.
No pico da "bolha" em 99/2000, uma ação da apple valia 1 euro. se tivesses comprado 1000€ em ações da apple no "PICO" antes da bolha rebentar, terias agora 176.000€. o valor de uma casa... (DROP THE MIC).
Por último temos o argumento do "Cash Flow".
Este é, na minha opinião, o argumento mais válido contra os criptoativos, no entanto...
perguntem ao George Soros se um ativo tem de ter cashflow para ser lucrativo e fazer biliões de dólares... Resposta rápida: Não tem (e quem não sabe quem é o Soros está na hora de ir pesquisar).
Para além disso, há um serviço prestado, seja transferência de ficheiros, transações, criação de conteúdos, (etc..) e cuja validação é feita por P.o.w. ou P.O.S., e que são pagos pela validação destas transações. Se quando eu me junto a uma pool para fazer validação de transferências não recebo uma parte do lucro, então não sei o que recebo... devem ser bananas.
O que me leva à última parte:
Não investir em criptomoeda é estupido, assim como investir tudo em criptomoeda é igualmente estúpido.
A principal razão para ser estúpido não investir em criptomoeda é que se tiveres 1% do teu portefólio alocado a bitcoin, segundo os retornos médios anuais, o teu portefólio terá uma rentabilidade extra de 2%, enquanto que mesmo que perdesses todo o valor alocado, apenas perderias 1%.
Espero que esta publicação te tenha sido útil no caminho da tua independência financeira.
Com carinho
@homemfinancas